3 coisas que o Bob Esponja ensina sobre criatividade

Bob Esponja Criatividade

Para começo de conversa: nós adoramos o Bob Esponja

Ele foi criado pelo biólogo marinho e animador Stephen Hillenburg em 1984, quando dava aulas de biologia marinha no Instituto Ocean, na Califórnia, mas só foi lançado em maio de 1999. Hoje, já traduzido para mais de 60 idiomas, ele é um personagem que inspira crianças e adultos por todo o mundo a serem mais alegres e autênticos. 

Bob Esponja ao longo dos anos

O personagem já passou por muitas transformações, mas sua essência segue a mesma!

E ser mais feliz e verdadeiro em como você se mostra e interage com o mundo tem tudo a ver com criatividade! Por isso, separamos 3 coisas que o Bob Esponja pode nos ensinar sobre criatividade:

1. O Bob Esponja ensina que quem compartilha é mais criativo

Ao contrário do Lula Molusco, o Bob Esponja está sempre interagindo – de boa fé – com as outras pessoas. Sejam elas clientes do Siri Cascudo, vizinhos, amigos, ou mesmo totais desconhecidos. Isso porque ele sabe que as interações nos deixam mais criativos!

A abertura para interagir com coisas novas e diferentes é um excelente preditivo para identificar quanto criativo alguém é.

Um dos passos chaves da criatividade é entrar em contato com o diferente, e outras pessoas são uma fonte inesgotável de novas perspectivas, novas ideias e novas formas de ver o mundo. Tudo isso contribui para expandir os horizontes e, assim, abrir todo um leque de novas possibilidades ao se tentar criar algo novo!]

O ponto a se observar é que é muito importante que esse contato seja feito de cabeça aberta, sem pré-julgamentos. Ou seja, a empatia genuína deve ser o guia nessas interações: o diferente é isso, nem pior nem melhor, mas, simplesmente, diferente! E essa diversidade toda pode ser um grande combustível para a criatividade.

2. Ter hobbies é muito importante

Caçar água viva, assistir o seriado do Homem-sereia e do Mexilhãozinho e artes marciais não tem exatamente a ver com fritar hambúrguer, né? Mas, para o Bob Esponja, todas essas experiências contribuem muito para que ele seja ainda mais criativo. 

E o mecanismo oculto que permite que isso aconteça é algo que é conhecido como “polinização cruzada“: é quando aplicamos um conhecimento ou informação de uma área em outra que, à primeira vista, não tem nada a ver. Mas isso é só a primeira vista mesmo: depois percebe-se que esse conhecimento ou informação foi a chave para um grande avanço ou inovação nessa segunda área!

O QUE É POLINIZAÇÃO CRUZADA?

A polinização cruzada acontece quando o pólen de uma flor fecunda o estigma de outra flor. Isso se dá por fatores como o vento, insetos ou pássaros que levam o pólen de uma flor para outra de outra espécie. Utilizamos esse termo quando algum hobby, estudo ou trabalho acaba fornecendo alguma habilidade em outra área de conhecimento.

Por exemplo: você vai fazer um curso de culinária e consegue aplicar algumas metodologias no seu trabalho como professor de ensino infantil; ou quando você se dá conta que alguns ensinamentos da sua aula de natação funcionam também no seu trabalho como artesão. 

Ou ainda, no caso do Bob Esponja, quando os conhecimentos sobre caçar água-viva acabam se provando fundamentais para se livrar do Plânkton, ou salvar a Fenda do Biquini de um cataclisma.

3. O Bob Esponja não tem medos, como uma criança

Mas talvez a principal dica venha pelo fato de, mesmo sendo um adulto, o Bob Esponja ter, no geral, uma atitude de experimentação infantil!

Sem medo de passar vergonha ou fazer coisas bobas, ele vê e age.

Isso tem muito a ver com cultivar o olhar de uma criança!

Ser guiado por valores intrínsecos como curiosidade e otimismo, muito mais do que pelo que se acha que os outros pensarão dele.


E então, você tem uma atitude de compartilhamento?

Cultiva hobbies variados?

E prioriza a experimentação sobre o julgamento?

Se sim, parabéns, você é uma pessoa muito criativa!

Se não, nunca é tarde para mudar, e buscar integrar algumas dicas deste texto no seu dia-a-dia!

Independentemente do estado atual do seu progresso criativo, você pode ter certeza que tem nos jogos da Imagine-me uma ótima oportunidade para exercitar ainda mais a sua criatividade (e a dos outros). Isso porque eles facilitam criar junto, integrar conhecimentos variados na atividade, e desinibir-se criativamente.

…e, assim, quem sabe, acabar ficando tão criativo quanto o Bob Esponja 🤗

Um abraço!
EQUIPE IMAGINE-ME

Fonte
https://www.em.com.br/app/noticia/cultura/2021/04/22/interna_cultura,1259461/bob-esponja-22-anos-as-licoes-do-coaching-motivacional-de-calca-quadrada.shtml

Gostou do texto? Então você precisa conhecer estes recursos criativos!