8 Palestras do TED sobre criatividade que você precisa ver!

Estudar, conversar e refletir sobre criatividade é se deparar com um longo caminho para trilhar e descobrir. São muitas informações, pesquisas e dados para serem compreendidos e mesmo com tantos acessos, a criatividade continua sendo um grande universo a ser descoberto. 

Uma das formas de aprender sobre coisas novas é através das palestras realizadas nas conferências TEDx. O formato é conhecido por ser simples e rápido, ou seja, uma ótima fonte de consumo de conteúdo principalmente para quem tem a rotina agitada (como quase todas as pessoas se encontram neste momento).

Para te ajudar, criamos uma lista com as palestras que trazem o tema “criatividade”.

Aproveite para salvar o link de cada uma delas e não se esqueça de compartilhar este post com os amigos!


As escolas acabam com a criatividade?

Ken Robinson defende de maneira divertida e profunda a criação de um sistema educacional que estimula (em vez de enfraquecer) a criatividade. É um tema polêmico e que gerou grande audiência, mas fica a reflexão.

Como gerir a criatividade coletiva?

Como criar uma equipe que mantém um fluxo de ideias? Como podemos fazer com que as ideias não sejam frutos de apenas alguns “criativos”? Vivemos o paradoxo: você deve liberar os talentos e as paixões de muitas pessoas, mas deve transformá-los em um trabalho que seja realmente útil. Linda Hill, professora de administração, oferece três segredos para superar esse paradoxo e construir uma organização verdadeiramente inovadora.

Alimentando a criatividade

É preciso ser um “gênio” para ser criativo? Elizabeth reflete sobre as coisas impossíveis que esperamos dos artistas e gênios, ela também divide a ideia radical de que, em vez dessas pessoas raras “serem gênios”, todos nós deveríamos “ter” um gênio. É um relato muito pessoal, bem humorado e surpreendentemente emocionante.

Uma maneira poderosa de liberar sua criatividade natural

O que podemos aprender com as pessoas mais criativas do mundo? Eles “multitarefa em câmera lenta”, fazendo malabarismos com vários projetos e movendo-se entre os tópicos conforme o clima bate – sem se sentir apressado. O autor Tim Harford compartilha como inovadores como Einstein, Darwin, Twyla Tharp e Michael Crichton encontraram sua inspiração e produtividade por meio do treinamento cruzado de suas mentes.

Leia também:
Brincadeiras que não precisam de material e estimulam a criatividade!

Como construir sua confiança criativa

Sua escola ou local de trabalho é dividido entre “criativos” versus pessoas práticas? Certamente, David Kelley sugere que a criatividade não é domínio apenas de um grupo privilegiado. Contando histórias de sua lendária carreira como designer e sobre sua própria vida, ele oferece maneiras de construir a confiança para exercer a criatividade.

O que é criatividade?

JP  compartilha o processo mental e físico envolvido em ser um artista que trabalha com vidro, ‘Você é um criativo? Você tem ‘paixão’ por seguir uma vida de criatividade?

Criatividade na sala de aula

Catherine Thimmesh discute por que a criatividade é uma ferramenta essencial para os alunos de hoje e como os professores podem facilmente encorajar e promover o desenvolvimento de habilidades de pensamento criativo.

Quer ser mais criativo? Dê um passeio

Ao tentar ter uma nova ideia, todos nós temos momentos em que ficamos presos. Mas, de acordo com uma pesquisa da cientista comportamental e de aprendizagem Marily Oppezzo, sair de casa e dar uma caminhada pode ser tudo o que você precisa para fazer sua criatividade fluir.


E aí, já tinha assistido alguma das palestras citadas?

Existem muitos outros conteúdos do TED sobre desenvolvimento, educação, comportamento e tecnologia que você pode conferir aqui!