Você sabia que o desenvolvimento da autoestima infantil possui impacto direto no desenvolvimento da criatividade das crianças? Antes de falarmos sobre a criatividade, é importante entendermos como se dá o desenvolvimento da autoestima.
A autoestima infantil
Assim como a criatividade, a autoestima também começa a se desenvolver desde cedo. Existem alguns hábitos que podem contribuir com a atuação dos adultos (pais e professores, por exemplo), na construção da autoestima dos pequenos.
Pequenas frases, muitas vezes ditas sem a intenção de prejudicar, podem gerar um sentimento negativo e até mesmo um problema no desenvolvimento da relação familiar.
Frases que podem apresentar consequências para a autoestima das crianças:
- “Você é muito bagunceiro!”
- “Você só faz bobagem…”
- “Aposto que o João não faria isso!”
- “O João fez a tarefa tão direitinho, por que você não fez?”
Segundo Dorothy Corkille Briggs, autora do best-seller A Auto-Estima do seu Filho, essas sentenças ouvidas na infância viram crenças que podem prejudicar a construção do amor-próprio. O ponto fundamental para o desenvolvimento de uma boa autoestima infantil seria tomar a afetividade como premissa para a educação.

Ao invés de utilizar as frases acima, use opções parecidas com os exemplos abaixo:
- “Estou triste, pedi para você arrumar a bagunça e você não arrumou.”
- “Estou chateada com o seu comportamento.”
- “Você gostou de fazer essa tarefa? Qual parte gostou e qual parte não gostou? Me conta.”
Conseguiu identificar a diferença na maneira de se comunicar? São alguns exemplos que mostram para a criança que você se importa, que você está disposto a criar um diálogo para entender o que aconteceu, além de criar uma abertura para falar sobre sentimentos.

Quando a autoestima de uma criança é baixa, ela terá mais dificuldade para desenvolver a sua criatividade.
A criatividade é uma habilidade que desenvolvemos a partir de testes, experimentações, fazer algo novo, brincar de uma forma diferente e isso mexe com a nossa segurança. Ser criativo, mesmo que em pequenas atividades da rotina, pode ser arriscado e difícil, principalmente para quem busca a aprovação de um adulto.
Estimule a autoestima através de uma comunicação sincera e educativa, assim as crianças aprendem a conquistar segurança, aprendem a conversar e descobrem a liberdade que possuem para criar.