Brincadeiras criativas para fazer no carro!

A família está de malas prontas para uma viagem na quarentena? Oba! Nada melhor do que pegar a estrada para renovar as energias, mas as viagens longas podem ser um sufoco para as crianças. Duas, três horas no banco do carro… pode ser uma experiência bem chata, ou não.

Para te ajudar a ter um momento muito mais divertido em família, selecionamos algumas brincadeiras criativas que podem ser feitas no carro, ao longo de uma viagem. 

Você pode aproveitar este momento para estimular a criatividade e desenvoltura das crianças, através de brincadeiras que vão fazer a viagem até passar mais rápido! Anote as dicas abaixo e não perca a oportunidade de testar: 

1. Karaokê criativo

Quem canta os males espanta! 

Uma pessoa do carro escolhe um termo, por exemplo “felicidade”. As outras pessoas precisam cantar uma música que possui o termo escolhido, por exemplo:

  • “Quando não souber o que pedir, peça felicidade…
  • Quando não souber o que doar, doe sua metade”.

2. Adivinhe no que estou pensando

Nada como uma boa charadinha para fazer o tempo passar. Uma pessoa pensa no nome de um filme, pessoa famosa ou lugar. Então, os outros participantes devem fazer perguntas em que as respostas sejam apenas sim ou não.

Com as pistas acumuladas, vence quem conseguir adivinhar em quem ou o que a pessoa estava pensando. O ganhador será o próximo a pensar!

Leia também:
Livros sobre criatividade para quem quer desenvolver crianças criativas!

3. Cor do carro

Tem alguém competitivo aí? Cada participante pode escolher uma cor e cada carro que passar, com a cor correspondente, conta como um ponto. 

Quem acumular mais pontos ao final da viagem, ganha o jogo! Não se esqueça de ficar atento na estrada 😉

4. Leve o seu Criaventura para a viagem

Criar e contar histórias é uma das brincadeiras mais antigas da humanidade; e também uma das mais impactantes! Leve o seu Criaventura e aproveite para criar boas histórias ao longo da viagem. Sem dúvidas a família vai se divertir e se surpreender com as criações.

Ainda não tem o jogo Criaventura?
Clique aqui e garanta o seu!

5. Adivinhe a música

Mais uma brincadeira musical, afinal música nunca é demais. Um participante deve cantarolar uma música e os outros participantes devem adivinhar qual é a música. Quem acertar o maior número de vezes, vence!

6. Fui na feira e comprei…

Vamos colocar essa memória para funcionar? O jogo é bem simples e pode render boas risadas! 

O primeiro integrante começa dizendo a frase “fui à feira e comprei…” e completa com algum alimento que podemos encontrar na feira com a letra A. Já o segundo participante, deve continuar a lista de compras e adicionar um ingrediente que comece com a letra B. 

Exemplos:

Participante 1: fui à feira e comprei amora; 

Participante 2: fui à feira e comprei amora e brócolis; 

Participante 3: fui à feira e comprei amora, brócolis e cebola. 

E assim por diante! Você pode aproveitar a brincadeira e estimular o consumo de novos alimentos entre as crianças, como por exemplo: pessoal, o que acham de fazermos um brócolis hoje no jantar? 

Veja também:
Descubra que tipo de LEITOR VISUAL você é!

7. Quem sabe mais?

Um jogo bem parecido com o tradicional Stop. Escolha um tema geral, por exemplo: animais. Cada participante fala o nome de um animal, até que a memória comece a falhar e um único participante vença.

É um ótimo exercício para que as crianças também conheçam novos nomes de animais, cores ou alimentos.

Quer fazer uma versão mais difícil do “Quem sabe mais?”, escolha uma placa de carro na estrada e faça uma rodada com a letra inicial da placa. Exemplo: 

A placa escolhida é: BRA2E19

Todos os participantes devem dizer palavras que comecem com a letra B!

Com todas essas ideias, sem dúvidas as viagens serão muito mais divertidas e rápidas. Aproveite os momentos “livres” para brincar com as crianças, assim vocês curtem o tempo juntos, exercitam a memória, estimulam a criatividade, dão boas risadas e elas não vão sentir falta da televisão ou tablet. 

Não deixe de compartilhar este conteúdo com os amigos que possuem crianças em casa, assim você também contribui para que mais famílias tenham viagens divertidas na companhia das crianças!