O momento da refeição com as crianças pode ser um grande desafio para os adultos. Seja para manter a alimentação balanceada, o interesse da criança nos alimentos saudáveis ou o foco dos pequenos na hora de comer. Como transformar a refeição em um momento divertido em família?
Quando levamos a criatividade para os momentos em família, conseguimos quebrar algumas barreiras e transformar o “dever” da criança em um momento que não será visto como obrigação ou algo ruim. A criatividade pode ser grande aliada dos pais, quando o assunto é a alimentação.
Como transformar a refeição em um momento criativo?
Em uma entrevista para a Revista Crescer, a psicopedagoga Irene Maluf, da Associação Brasileira de Psicopedagogia, comenta que a maneira mais importante de cultivar a criatividade de uma criança é deixá-la brincar.
“Crianças que brincam pouco durante a primeira infância revelam problemas de alfabetização e aprendizagem em geral, pois permanecem imaturas por não terem desenvolvido habilidades iniciais básicas”
Irene Maluf
Entendendo a importância das brincadeiras para o desenvolvimento da criatividade e habilidades básicas, vamos então levar este aprendizado para a cozinha!
Todo mundo pode participar do preparo!
Sabemos que a cozinha é um ambiente cheio de armadilhas para as crianças. Seja nos utensílios perigosos ou nos docinhos disponíveis, a nossa primeira dica é organizar a cozinha para que toda a família participe do preparo.
- Guarde as guloseimas que possam tirar o foco das crianças;
- Separe uma atividade que a criança possa fazer, como: lavar os alimentos, escolher os ingredientes (dê algumas opções e deixe a criança selecionar) ou misturar os temperos;
- Apresente os ingredientes e explique como eles são importantes para a nossa saúde.
Não se esqueça: o momento deve ser leve e descontraído, caso as crianças não tenham jeito com as atividades, não tem problema. A participação é mais importante do que a execução.
É hora de montar o prato!
O momento de montar o prato das crianças pode ser ainda mais legal. Aproveite os ingredientes para criar personagens e histórias. Confira algumas dicas:
- Macarrão: transforme-o em um cabelão!
- Tomates, azeitonas, cenouras: podem se tornar olhos, boca e até brincos.
- As frutas podem ser uma ótima combinação para cenários coloridos, com grama, flores e animais.
- O ovo cozido pode se tornar um personagem muito fofo, como um passarinho ou peixe.

Sabemos que a rotina é corrida e nem sempre vamos conseguir tempo para criar todas as refeições dessa forma. Você pode começar aos poucos, nos finais de semana ou algumas vezes na semana, nos períodos que a família pode estar junta e se dedicar com calma na preparação dos personagens.
Sem dúvidas as crianças vão sentir a diferença e aproveitar as refeições de uma forma divertida, criativa e educativa!