Criatividade e diversão na hora de estimular o raciocínio lógico!

Quando o papo é raciocínio lógico, brincadeira é coisa séria!

Algumas brincadeiras e atividades podem contribuir com o desenvolvimento do raciocínio lógico e ainda despertam a criatividade entre os pequenos. Assim, você garante momentos super divertidos e um ótimo proveito cognitivo, sem recorrer às necessidades monótonas. 

O que é raciocínio lógico? 

Raciocínio lógico é um processo de estruturação do pensamento e faz com que as crianças saibam resolver os seus problemas, refletir e tomar boas decisões. Pode parecer uma definição complexa, mas é uma habilidade essencial no dia a dia. Sabe o que pode contribuir com o raciocínio lógico?

A criatividade

Não é a primeira vez que apresentamos a importância das brincadeiras para o desenvolvimento da imaginação e criatividade infantil. A importância do estímulo às brincadeiras: 

1

Coordenação do pensamento

2

Aprender desde cedo a lidar com as emoções

3

O desenvolvimento da criatividade 

4

Maior resistência à frustração ao perder/ganhar

5

Ganho de empatia com os coleguinhas

Brincadeiras criativas que ajudam a desenvolver o raciocínio lógico

Jogo da memória

Outra brincadeira que é ótima para reunir a criançada e se divertir: quem aí vai se desafiar em um bom jogo da memória? Um jogo que aumenta sua capacidade de pensar, se concentrar e claro, memorizar! Todo este conjunto é importantíssimo durante o processo de desenvolvimento e aprendizagem. 

Jogos de bloco

Quem aí não tem uma lembrança boa com os jogos de bloco, como por exemplo o Lego? Os jogos são coloridos, com peças de diversos formatos e mais uma vez a imaginação e a criatividade ganham espaço total! O que a gente não percebe, é que ao tentar construir uma composição, as crianças acabam desenvolvendo uma lógica.

Leia também:
Não existe aprendizado sem curiosidade

Massinha de modelar

Uma das brincadeiras mais versáteis, nada como uma boa massinha de modelar para dar asas à imaginação. Com cores e texturas, as crianças acabam desenvolvendo a capacidade sensorial, habilidade motora, criatividade, imaginação e concentração. Tudo isso ao criar absolutamente qualquer coisa! 

Uma das maneiras super legais de usar a massinha de modelar é utilizando o Cria+: Mãos na Massa.

Clique aqui e confira!

Leitura

Nada como uma boa leitura para levar a nossa imaginação a inúmeros lugares e ainda contribuir com o nosso desenvolvimento. No caso das crianças, a leitura é uma ótima ferramenta para o entendimento sobre o mundo, conhecimento sobre empatia, aumento do senso crítico, interpretação de texto e análise dos acontecimentos.

Tá difícil de ler? Fica a dica!

Para que as crianças tenham interesse em ler, o exemplo pode começar dentro de casa. Crie momentos para a leitura, entre adultos e crianças, tenha também histórias e livros adequados para a faixa etária. E se ainda estiver difícil conquistar o interesse das crianças, comece pelos livros com mais imagens e então passe para os gibis, livros mais interativos, até chegar aos livros com mais textos.  


Com todas essas ideias, você pode aproveitar os pequenos momentos livres com as crianças e transformar em pura diversão e desenvolvimento infantil. Sem precisar recorrer às atividades tecnológicas e mais “rápidas”, como de costume.

Não deixe de compartilhar este conteúdo com os pais e mães que possuem crianças em fase de desenvolvimento. Assim você também contribui para que mais famílias criem momentos divertidos em conjunto!

Gostou do texto? Então você precisa conhecer estes recursos criativos!