Diversão é o segredo para uma vida mais saudável?

Sabe aqueles momentos da vida que você sente que não está ‘vivendo direito’, que falta alguma coisa na sua vida, algo para sentir-se vivo? A Catherine sabe.

Catherine Price – jornalista, palestrante, professora e autora – fez um TED em Abril desse ano e afirmou: diversão é o segredo pra sentir-se vivo!

Antes de mais nada, ela afirma que é importante que a gente entenda que diversão é um sentimento – e não uma atividade. Nem sempre uma atividade que a gente vai fazer pensando em ser divertida efetivamente será; por outro lado, às vezes encontramos muuuuita diversão em atividades que ‘não eram pra ser’ divertidas. Para Catherine, a verdadeira diversão está em uma interseção de 3 fatores: aptidão a brincadeira (a ludicidade, o humor); conexão (com outras pessoas) e fluxo (não se distrair) – Playfulness, connection e flow, nas palavras dela, respectivamente.

Catherine Price, na sua palestra TED entitulada “Por que se divertir é o segredo para uma vida mais saudável”

O inimigo da diversão é….

A autora do livro ‘The Power of Fun: How to Feel Alive Again’ (em tradução livre: o Poder da diversão: como se sentir vivo novamente), conta que um inimigo do fluxo é a distração – e ela está presente muito nas nossas vidas através do celular, por exemplo.

Catherine escreveu um livro (Celular: como dar um tempo: O plano de 30 dias para acabar com a ansiedade e retomar a sua vida) que também fala sobre como podemos ser mais felizes longe dessa fixação pelo celular que muitos hoje tem atualmente – mas isso é assunto para outro texto!

Sobre conexão: sim, a gente pode se divertir sozinho. Mas quando se pergunta para as pessoas sobre suas memórias mais divertidas, as respostas sempre são de momentos com outras pessoas juntas.

A diversão nos une!

Como podemos nos divertir mais?

Quando estamos nos divertindo, nossa guarda está baixa e não estamos nos levando tão a sério. É visível também essa ‘energia interna’: quando alguém está contando alguma coisa empolgada, se divertindo, ela ‘brilha’! E a diversão nesse caso tem ligação direta com a felicidade e todos os hormônios e efeitos que ela tem sobre nosso corpo.

Então sim, é mais saudável se divertir!

A Catherine dá algumas dicas para que possamos trazer mais diversão pras nossas vidas:

Priorize o divertimento

A diversão está sempre no ‘fim da fila’… mas não precisa ser assim! Identifique o que te traz diversão e então priorize isso na sua rotina.

Reduza as distrações

Manter o foco na diversão é difícil! Por isso, é importante buscar reduzir distrações que possam nos tirar o foco do divertimento.

Coloque-se à disposição!

Mostrar-se disponível para interagir com os outros é uma maneira de aumentar (muito!) as possibilidades de diversão.

Permita-se ser ‘rebelde’

Fazer coisas que a gente só fazia quando era pequeno e que agora, na fase adulta, a gente acha que não pode fazer mais.
Sim, você pode!

Vamos deixar o vídeo aqui (não tem legendas em português, infelizmente).

Gostou do texto? Então você precisa conhecer estes recursos criativos!