Hora de dormir: histórias e rotina para as crianças pegarem no sono

Durante a pandemia, estamos passando mais tempo em casa e isso pode acabar dificultando o entendimento sobre a rotina, principalmente do ponto de vista das crianças. Entender o momento das refeições, a hora de estudar, o momento de brincar e de dormir é essencial para que a gente consiga manter uma rotina em família. 

Fazer as crianças pegarem no sono nem sempre é uma tarefa fácil. Sabemos como elas podem acumular energia e os pais acabam sofrendo para convencê-los de que já é tarde para permanecer de pé! Ter uma boa rotina de sono é essencial para toda a família, por isso vale tentar alguns ajustes na rotina para que todos tenham uma boa noite de sono.

A criança que não dorme bem fica irritadiça, sonolenta ou ainda hiperativa. E o sono, ainda mais nessa idade, tem um benefício muito grande para o aprendizado. Noites maldormidas são ruins para elas, para os pais, para os irmãos, porque todos acabam sendo afetados”

Tiago Simon, especialista em Medicina do Sono e membro da diretoria regional do Rio Grande do Sul da Associação Brasileira do Sono.

Conte histórias: para relaxar e reforçar o laço com as crianças!

As histórias antes de dormir são uma ótima opção para ajudar as crianças a relaxarem e ficarem mais tranquilas para dormir. Veja algumas opções de histórias: 

  • A Pequena Sereia;
  • A Bela e a Fera;
  • Peter Pan;
  • Pocahontas;
  • Dumbo.

Todas as clássicas histórias acima podem ser encontradas aqui! Além das histórias acima, você pode experimentar o Coelhinho Que Queria Dormir. Por meio de uma história simples, o terapeuta sueco Carl-Johan Forssén Ehrlin ajuda os adultos a conduzirem as crianças a um estado de relaxamento que vai ajudá-las a adormecer com tranquilidade – tanto de noite quanto na soneca diurna, transformando a hora de dormir em um momento prazeroso para toda a família. Publicado inicialmente de forma independente, este livro virou febre nos Estados Unidos e Inglaterra, alcançando o primeiro lugar na lista da Amazon.

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O que são rituais do sono?

Comportamentos, hábitos de sono e rotinas em geral são fatores importantes no sono de crianças em qualquer idade. Os pais ou responsáveis têm um papel decisivo na formação dessas rotinas. A família toda deve estar mobilizada para que essa rotina aconteça. 

Vocês devem definir um horário de dormir e este horário deve ser seguido, sem brechas, e é importante que todos sigam o horário estipulado. Para construir a rotina do sono, algumas dicas podem te ajudar: 

  • Ao anoitecer, a casa já pode começar a se preparar com a diminuição dos ruídos, som da televisão, música, a casa pode começar a ficar mais silenciosa; 
  • A refeição da noite deve ser feita algumas horas antes do momento de dormir;
  • Os dispositivos tecnológicos podem ser deixados de lado antes da refeição, assim toda a família começa a se desconectar e relaxar a mente;
  • Tomar um banho quente, pode contribuir com o relaxamento do corpo;
  • Tenha um abajur com luzes não muito fortes nos quartos;
  • Um chazinho ou leite quente, também são opções que ajudam a entrar no clima de descanso; 
  • Aromatizadores nos quartos podem ajudar, como por exemplo o aroma de lavanda. Ter uma memória olfativa pode te ajudar a convencer o corpo que é um momento de descanso. 

Cada criança vai se adaptar de uma forma melhor à rotina para dormir, nem todas são fãs das histórias, mas o teste é sempre válido. O importante é que a rotina exista. Transformar o fim do dia em algumas horas mais tranquilas e relaxantes, fará bem para toda a família!

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria