Jogo educativo com som: o Cria+: Enigmas!

jogo educativo com som

Temos um lançamento: e é um jogo educativo com som!

Aqui na Imagine-me a gente não para: estamos sempre buscando inovar e lançar novos produtos – e dessa vez não foi diferente!

Lembra que esses tempos a gente postou um texto aqui falando sobre atividades com sons na educação? Então, nosso mais novo recurso pedagógico tem tudo a ver com isso!

Ah, e com patos! QUACK!

PATOS? Como assim??!!!

Um jogo pedagógico que usa sons

Vamos fazer uma atividade!
Escolha um dos áudios abaixo para ouvir (clique no número de sua preferência):

Ouviu? (lembre de aumentar o volume no seu dispositivo se estiver muito baixo). Pode ouvir mais vezes se for o caso.

E aí, ouviu de novo?

Agora, reflita:

O que esse som lhe pareceu?

Ele lhe remeteu a alguma situação específica (real ou fictícia)?


Que sentimentos ele lhe trouxe?


Você imaginou um cenário, ou uma aventura talvez?


Lembrou de uma história de ficção de um livro ou filme?

.
.
.

Essa é a maravilha dos sons: seu grande potencial como elemento potencializador da criatividade e do aprendizado. Afinal, como você mesmo experimentou em primeira mão agora há pouco, sons são alguns dos estímulos criativos (e, por isso, educativos!) mais versáteis que podemos usar.

O ambiente sonoro e a criatividade

A criança desde muito cedo tem contato com o ambiente sonoro em que está inserida, com os sons feitos por pessoas, animais e objetos.

A partir das experiências musicais, e das sensações obtidas por meio da música, o pensamento da criança vai se organizando, a acuidade auditiva vai se aperfeiçoando e ela vai paulatinamente desenvolvendo as habilidades de organização, seriação e classificação.

Cântaro – Arte Educação e Cultura

Como o som não é uma coisa palpável, a criança lida com esse estímulo de uma forma diferente daquela usada com outros materiais. O som é capaz de transmitir sensações diferentes de quando se está lendo um mesmo texto, por exemplo. A criança vai ouvindo, prende sua atenção, se concentra e tenta desvendar o que está por trás daquele som.. e vai criando coisas dentro da sua cabeça instantaneamente! Ela vai juntando o estímulo com o seu repertório, criando novas possibilidades! 🙂

Um jogo educativo que usa sons, mistério e aventura!

jogo educativo com som
Uma criação feita com o mais novo jogo educativo da Imagine-me: o Cria+ Enigmas

No Cria+ Enigmas, você seleciona aventuras com as cartas era uma vez… (ou as escuta na versão em áudio!). Após isso, você decifra charadas nas cartas enigma para completar as lacunas nessas histórias. Aí você libera sua criatividade e representa a história descrita (ou parte dela), conforme solicitado em cada carta.

Ficou confuso? Sem problema! O vídeo abaixo mostra esse processo em primeira mão:

Com essa dinâmica, que alterna entre modos mais analíticos e criativos de pensar e agir, o Cria+: Enigmas estimula habilidades variadas: são competências de linguagem e comunicação e pensamento inovador que são desenvolvidas e/ou potencializadas através das atividades muito lúdicas e criativas facilitadas pelo Cria+ Enigmas.

psicopedagoga

O Cria+: Enigmas foi co-criado com a psicopedagoga Cláudia Maluf e usa mistério e aventura para facilitar uma atividade educativa muito criativa!

E aí, curtiu?
Garanta já o seu jogo educativo com som! 🙂

Ué, mas e os patos?

Desvende os enigmas dentro do jogo e você vai entender! 😉

Gostou do texto? Então você precisa conhecer estes recursos criativos!