Jogos de dados: muito além do tabuleiro

jogue um dado

Podemos afirmar com 99,98% de certeza que você que está lendo este texto, em algum momento da sua vida, já jogou jogos de dados, certo? Seja para jogar algum jogo, seja para decidir quem começa alguma atividade, seja jogando um RPG ou apenas por jogar um dado ao léu – quase todo mundo já jogou um dado na vida.

Mas, o que são dados?

Dados são poliedros (sólidos com um certo número de faces) gravados com instruções: podem ser números (o mais comum), textos ou até figuras!

Os dados são utilizados para trazer aleatoriedade para alguma situação. É muito provável que você tenha jogado o dado de seis lados – o mais usual -, mas você sabia que os dados podem ter 3, 4, 8, 10, 12, 20 lados… Existe até dado de 100 lados!

Dados podem ter mais (ou até menos) do que 6 lados 😉


Curiosidade

Você sabia que a soma dos lados opostos de um dado sempre dão o mesmo resultado?
No caso do dado de 6 lados, a soma é sempre 7!
O número 1 está no lado o oposto ao 6; o 2 oposto ao 5; e o 3 oposto ao 4.

E agora, que tal conhecer alguns jogos de dados menos usuais?

Vamos deixar duas dicas para a utilização de dados aqui! Você pode se divertir com um jogo clássico ou mesmo uma adaptação de um jogo existente, que tal?

General

General é um jogo de dados para dois ou mais jogadores onde joga-se 5 dados para marcar jogadas em uma cartela. São 13 rodadas onde você precisa fazer trincas, quadras, sequências, somas dos dados... clique AQUI para conhecer mais as regras – mas já adiantamos que é muito divertido!


Kiriki

O primeiro jogador lança dois dados com a ajuda de um copo (não-transparente!) e não deixa ninguém ver. Ele levanta o copo e apenas ele vê quanto deu a soma dos dois dados e, na sequência, anuncia o valor. O primeiro jogador a acertar qual foi a combinação dos dados, marca um ponto e anota num papel uma das letras da palavra KIRIKI. Se ninguém acertar, ponto de quem jogou o dado! Quem formar a palavra KIRIKI primeiro, ganha o jogo
Exemplo: O jogador anuncia que a soma deu 9. As combinações possíveis são 6+3 ou 5+4. 

Dica:

Com dois dados, é um jogo rápido e fácil de jogar.
Você pode adicionar mais um dado e aí o jogo fica mais desafiador!

Educação infantil com desenho

Misturar com Imagine-me?!

Já pensou em utilizar dados enquanto desenha com Imagine-me? Seja para alterar o número de características do personagem ou ainda para adicionar detalhes aleatórios, você pode criar regras alternativas e tornar o Imagine-me ainda mais divertido! 😁

Aqui vai uma dica de orientações que você pode usar:

  • 1 = Adicione (pelo menos) mais um olho;
  • 2 = Adicione mais uma boca;
  • 3 = Adicione uma peça de roupa e um acessório ao personagem;
  • 4 = Faça o personagem numa pose esquisita;
  • 5 = mude uma quantidade indicada em uma das cartas;
  • 6 = Dê um superpoder ao personagem.

Ah, e para finalizar: você sabia que o Google disponibiliza um dado online para você utilizar aí mesmo, em qualquer momento?
Acesse AQUI e escolha quantos lados e quantos dados você quer jogar e veja a magia (na verdade, a tecnologia!) acontecer.


Boa diversão!
EQUIPE IMAGINE-ME

Fontes:
https://lunetas.com.br/10-jogos-de-dados-e-cartas-para-brincar-em-familia/ 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dado_(jogo)

Gostou do texto? Então você precisa conhecer estes recursos criativos!