Plantas e jardinagem: uma ótima maneira de estimular a criatividade!

O contato com as plantas e com a natureza pode ser uma ótima alternativa a brinquedos educativos convencionais no estímulo da criatividade e no desenvolvimento infantil. Você pode experimentar uma maneira lúdica e divertida de brincar e aprender sobre os tipos de plantas, flores, sementes e ainda compartilhar um momento super divertido! 

Dependendo da idade das crianças, elas já possuem algumas informações sobre o meio ambiente, ecossistema e por aí vai, mas isso não significa que você deve deixar de explorar este momento em família.

A intenção não é ser uma aula sobre jardinagem e sim a experiência em colocar as mãos na terra e fazer uma brincadeira diferente e ainda por cima educativa...além de claro, acompanhar o desenvolvimento da plantinha, essa é a melhor parte!

4 maneiras de brincar e aprender com as plantas

Uma nova “casa” para as plantas

Vamos fazer uma reforma para as plantas da casa?

Convide as crianças para pintarem os vasos das plantas, assim as plantinhas ficarão com um visual completamente novo e as crianças podem aprender sobre como funciona o replante ou “transplante”.

Rotina e cuidado

Ensinar as crianças a cuidar das plantas é uma ótima forma de inserir uma atividade diferente na rotina.

Qual é a quantidade de água que cada plantinha precisa? Você pode deixar uma plantinha, por exemplo, na responsabilidade da criança, para que ela comece a se sentir confiante e responsável, além de acompanhar o desenvolvimento da plantinha com os seus cuidados.

Vamos recolher algumas folhas? 

Se as folhas caíram por aí, aproveite para recolher e fazer alguns desenhos!

Elas podem ser a fonte ideal de estímulo para criar novas figuras e personagens incríveis. Veja algumas referências e compartilhe a ideia com as crianças: 

Vamos começar do zero? 

O que acha de presentear as crianças com algumas sementinhas para que elas façam o plantio e acompanhem todo o crescimento da planta?

Algumas alternativas de fácil cuidado são: temperos como o manjericão e ervas como hortelã. Assim, as crianças podem acompanhar todo o processo e desenvolverem também o senso de responsabilidade ao cuidar das plantinhas.

Leia também:
Criatividade e diversão na hora de estimular o raciocínio lógico!

O contato com a natureza pode partir de simples ideias. Por isso, se você não possui plantinhas ou um jardim, não se preocupe: vimos que algumas folhas já dão conta do recado de uma forma super divertida!

A intenção é oportunizar um momento de desenvolvimento para as crianças ao propiciar uma brincadeira diferente, relaxante, e ainda muito educativa! 

Aproveite a dica para se divertir! Não se apegue aos detalhes e à perfeição na hora de plantar ou transplantar, lembre-se que a intenção é curtir o momento e ensinar as crianças!

Ótimos aprendizados para você!
EQUIPE IMAGINE-ME